Entrevistas

Depoimento de Maria de Jesus Gomes "Milagreira", Junho 2010

Maria de Jesus Gomes

Sempre à procura de novos dados sobre a história do CIRV, tivemos a sorte de encontrar Maria de Jesus Gomes, uma vilarmourense de 91 anos, hoje a viver em Lanhelas, que participou nas primeiras "comédias" encenadas em meados dos anos trinta. Com um espírito notável e uma memória fabulosa, Maria "Milagreira" — alcunha que adveio de uma cançoneta de opereta e ficou para sempre associada à sua família —, recordou os tempos difíceis da sua meninice e de uma vida dura de trabalho em Vilar de Mouros e, mais tarde, em França, mas também reviveu bons momentos passados no velho "Clube" entre os ensaios e as representações da "Bruxa" ou da "Flor do Mondego".

Depoimentos de António Fiúza e José Pereira

27 Marco 2010 Fiuza e Pereira
Os mais recentes depoimentos sobre a história do CIRV foram os de António Fiúza e José Pereira, recolhidos na sala do GEPPAV no dia 27 de Março, incidindo particularmente sobre o Almoço dos Reis — de que António Fiúza é hoje o cozinheiro principal —e a actualidade da associação, já que ambos os entrevistados fazem parte da direcção em funções.

Depoimentos de Basílio Barrocas e Carlos Alves

20-03-2010 Barrocas e Carlos AlvesNa sequência das entrevistas específicas sobre a história do CIRV, no dia 20 de Março foi a vez de recolher os depoimentos de Basílio Barrocas e Carlos Alves, desde muito jovens sócios e activistas da associação e membros dos seus órgãos directivos por diversas vezes.

Depoimentos de Serafim Vau e Joaquim Gomes

Joaquim Gomes Pipas e Serafim Vau

Neste ano em que se comemoram os 75 anos do CIRV, preparamos a edição do Álbum de Memórias do Centro de Instrução e Recreio Vilarmourense que contamos lançar em Novembro próximo. Com muito material já recolhido, estamos no presente a recolher depoimentos específicos sobre a história da associação mais representativa da freguesia de que o GEPPAV é parte integrante como secção autónoma. Nesse sentido, no passado dia 13 de Março recebemos na nossa sala Serafim Vau e Joaquim Gomes, dois dos históricos sócios e activistas do CIRV, que nos contaram as suas memórias relacionadas com o "Clube".

Depoimento de João Giestal, Abril 2008

Abril 2008 Giestal na ultima Oficina, 2004O derradeiro grande depoimento de estucadores e maquetistas foi o de João Giestal, recolhido em Abril de 2008, como todos os outros depois publicado em anexo ao caderno dedicado ao ofício do gesso e da cal.
Continuar...

Depoimento de José Barreiros, Abril 2008

Abril 2008 Foto entrevista Jose BarreirosNa sequência das entrevistas a estucadores e maquetistas vilarmourenses, em Abril de 2008 fomos recolher o depoimento de José Barreiros, até ainda há pouco em actividade no restauro de estuques depois de muitos anos em Angola com o irmão Gil Barreiros, entretanto falecido.

Pág. 1 de 5

Go to top