Pesquisa e Documentação

Pesquisas no Governo Civil

Pesquisas no Governo Civil VCastelo

Outro dos locais visitados pelos membros do GEPPAV em pesquisas sobre a freguesia é o Governo Civil de Viana do Castelo, onde se encontra o acervo documental deste organismo público, apesar de integrado no Arquivo Distrital. A recente deslocação à procura dos primitivos estatutos do CIRV, de 1935, foi contudo infrutífera. Por vezes assim sucede na investigação histórica mas não há que desanimar. Muita informação já foi entretanto recolhida (graças, também, à generosidade de muitos vilarmourenses) e não será por falta de conteúdos que deixará de se publicar ainda este ano o estudo sobre os 75 anos da associação mais representativa de Vilar de Mouros.

Trabalho no Arquivo Distrital

GEPPAV no ADVC 2010-3-05

Excepto para aqueles que acompanham mais de perto as nossas actividades, a maior parte do trabalho do GEPPAV não é visível de imediato, resultando apenas em trabalhos publicados anos depois de realizado. Um bom exemplo são as muitas horas passadas nos arquivos locais e regionais, pesquisando e digitalizando, através da fotografia, documentos referentes à freguesia de Vilar de Mouros. Um dos locais mais visitados é o Arquivo Distrital de Viana do Castelo onde somos sempre muito bem recebidos e melhor atendidos, como ainda no passado mês de Março aconteceu.

Digitalização das Actas da Junta de Freguesia, Abril 2006

Abril 2006 actas Junta

Uma das tarefas mais importantes do GEPPAV é digitalizar documentos do passado, quantas vezes em mau estado de conservação, que desse modo ficam preservados e arquivados. Em troca da cedência para esse trabalho, as pessoas ou entidades proprietárias da documentação, recebem uma cópia digital da mesma. Foi o que aconteceu com as Actas da Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, uma actividade que decorreu sobretudo em Abril de 2006.
 
 

As origens dos Reis vilarmourenses, Março 2005

Reis Foto Anos 70 cópia
Em Março de 2005, por ocasião do Almoço dos Reis organizado pelo CIRV, o GEPPAV produziu e distribuiu aos presentes um folheto informativo sobre as origens desta tradição vilarmourense.
Go to top